Importância da Autenticação Multifator (MFA)
Com a crescente ameaça de ataques externos destinados a comprometer contas privilegiadas, a Autenticação Multifator (MFA) fornece uma camada crítica de segurança para reduzir as chances de uma violação de segurança.
A MFA garante que apenas usuários e administradores autorizados possam obter acesso a contas, computadores e outros recursos confidenciais, mesmo no caso de um invasor obter acesso indevido.
O que é Autenticação Multifator (MFA)
Possuir uma senha forte é imprescindível, ela também recomenda enfaticamente que se combine senhas fortes junto com o MFA, pois é uma ferramenta importante que diminui drasticamente o risco de fraude de identidade.
O funcionamento do MFA se baseia além da utilização de nome de usuário e senha, uma segunda autenticação com o envio de um código ou senha para outro meio, garantindo assim a confiabilidade de que quem está acessando é o proprietário daquele dispositivo/informação.
Dois Principais tipos de Autenticação Multifator
SMS
Os usuários são solicitados a inserir um código numérico adicional após a primeira autenticação com seu nome de usuário e senha. Esse código é enviado para o dispositivo móvel como uma mensagem de texto (SMS).
Aplicativos do Autenticador (Ex: Google Authenticator)
Os aplicativos do autenticador executam o mesmo tipo de serviço que o SMS, mas, em vez de os códigos de login serem enviados por meio de texto, eles são gerados localmente no smartphone ou no tablet do usuário.
Benefícios da Autenticação Multifator
Os benefícios incluem:
- O código numérico é diferente a cada vez, portanto, uma violação de senha não é suficiente para um invasor.
- O fator de autenticação está vinculado a um número de telefone do usuário, que não pode ser alterado por malware em seus computadores.
- Aumento da agilidade na utilização.
- Aumento da segurança na autenticação de usuários.