A importância da Segurança Cibersegurança
A Cibersegurança, ou Segurança de TI, são um conjunto de práticas que visam evitar incidentes que venham a prejudicar a empresa e seus colaboradores. Existem diversas ferramentas de defesa no mercado o que pode tornar a busca pela proteção um pouco confusa, sejam eles softwares de segurança de dados, criptografia, scanner de portas, monitoramento integral das redes, filtro de conteúdo entre outras milhares de opções.
Atualmente as políticas de proteção de dados das empresas garantem a proteção contra acessos indesejáveis, fraudes e quebra de sigilos, atos estes que se tornaram comuns hoje em dia visto que tudo e todos estão conectados, os ataques estão cada vez mais profissionalizados e tecnológicos.
As formas de se infiltrar em sua rede vão desde Cavalos de Tróia até Worms. Uma vez nos seus dispositivos, eles geralmente só são reconhecidos após já terem acesso a sua rede completa e serem capazes de comprometer todo o sistema.
No presente artigo indicaremos alguns pontos, indispensáveis, para manter-se seguro contra esses atos.
Monitoramento
Uma das principais ferramentas de defesa que você pode incorporar na pratica de segurança de TI é o Monitoramento de Redes, uma pratica que se destaca por ser uma das mais eficazes do mercado.
O monitoramento pode ser realizado por meio de softwares e hardwares capazes de rastrear as movimentações dos dispositivos e fornecer todos os status da rede monitorada. Esta ferramenta pode ser utilizada tanto de forma remota quanto presencialmente na empresa, e/ou filiais.
O monitoramento se concentra em um administrador que é responsável por vigiar todas as movimentações da rede, podendo ele configurar os sensores para responder as suas necessidades com diversos parâmetros, conforme a sua necessidade.
Ao implementar o monitoramento de redes, e ampliar a segurança de sua empresa, a visão geral de toda a infraestrutura aparecerá, sua função será traduzir essas informações por meio de um protocolo padrão. Para que seu funcionamento seja pleno o software de monitoramento precisa apenas estar em contato com um dispositivo através do endereço de IP, o administrador terá a visão de falhas, ou atividades comuns, enviando alertas por SMS ou e-mail.
Boas práticas básicas de segurança de TI
Conheça agora algumas práticas simples que você pode começar a adotar já, para melhorar a segurança de TI de sua empresa:
1). Eduque seus colaboradores
Esse é o primeiro passo para manter a segurança de TI em sua empresa, afinal, na maioria das vezes em que sistemas são atacados e dados são roubados, é por conta da inocência ou falta de conhecimento de algum membro do time.
2). Estabeleça regras de segurança
De mãos dadas com a educação dos colaboradores, está o processo de estabelecer regras de uso dos computadores. Defina essas regras e force que elas são para a segurança da empresa e também do próprio colaborador.
3). Manter os sistemas atualizados
Fazer a manutenção dos sistemas e os manter atualizados protege as redes corporativas de maneira simples e eficaz.
4). Bloqueie ferramentas que vazam informações
Existem diversos programas, sistemas e principalmente aplicativos que permitem que saiam informações da empresa, como nuvens públicas em que subimos diversos arquivos. Opte pelo bloqueio desses sistemas em sua rede.
Desde práticas básicas até o monitoramento de redes, é preciso ficar atento a como ampliar a segurança de TI de sua empresa, atuando além de firewalls e antivírus e garantindo mais proteção aos seus sistemas e dispositivos que contêm informações sigilosas.